segunda-feira, 24 de setembro de 2007

"Você é uma figura."

Já levo quase três meses aqui em Salvador e naturalmente tenho feito muito das coisas mais turísticas como visitar a Igreja do Bomfim e assistir o Balé Folclorico em Pelourinho. Ainda falta um monte de museus para eu visitar o que provavelmente vou fazer quando minha mãe vem para visitar porque por enquanto as minhas atividades “culturais” têm mais a ver com conhecer os jovens daqui e as atividades deles. Muitos estudantes brasileiros gostam de convidar a galera americana para sair com eles por várias motivações inclusive para fazer a gente dizer palavrões, para rir dos nossos sotaques e para assegurar que eles têm um lugar para ficar de graça quando queiram viajar aos Estados Unidos.


Contudo, eu sempre me divirto muito passando tempo com eles e com cada experiência compartilhada com essa galera eu ganho um pouco mais de conhecimento, senão entendimento, da cultura deles. Uma parte dessa cultura que eu já conheço muito bem é a prática de sempre demorar muito. Alguns brasileiros vão reclamar dessa observação, mas posso generalizar corretamente que quando você marca qualquer atividade com brasileiros sempre vai ter que esperar por alguém em algum momento. Não estou de jeito nenhum dizendo que isso seja um aspecto negativo de sair com brasileiros, mas é importante sempre lembrar que o importante não é chegar a fazer a atividade marcada, mas é que todos estejam juntos enquanto tentam chegar à destinação. Muitas vezes é exatamente por ter que sempre fazer tudo juntos que demoram tanto, mas isso também não tem importância. Emfim, indepentemente do que a gente faz ou não faz é sempre um grande prazer e uma experiência esclarecedora andar com os jovens daqui de Salvador.

3 comentários:

M. Fróes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M. Fróes disse...

Olá!
Bom, para quem não sabe, eu sou o rapaz do pandeiro na mão aí na foto.
Eu queria apenas chamar a atenção de quem escreveu o comentário para tomar cuidado com a forma que "fala". Ao escrever sobre as motivações que nos levam a convidá-los a sair, não sei se propositalmente, você deixou implícito que os nossos interesses reais com os "gringos" são apenas rir do sotaques deles, fazê-los dizer palavrões para rirmos e garantir um lugar para ficar de graça quando viajar.
De repente, pode até ser o que pensas sobre nós, mas não é, de fato, o que acontece. É claro que, em qualquer lugar do mundo, qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, busca contatos para facilitar uma possível viagem, mas isso não é o que movimenta nossos contatos com vocês. O mais importante de convidar estrangeiros para sair é poder conhecer pessoas novas, culturas e costumes diferentes etc. No grupo de vocês, por exemplo, tem algumas pessoas que posso considerar realmente amigos.
Enfim, o que quero dizer é que em algumas colocações que vocês fazem, nos fica uma dúvida quase que certa: "É, eles acham que nós só procuramos eles por interesse". Entende?
Conosco estás a aprender sim sobre a nossa cultura, mas se queres realmente descobrir a cultura daqui, terás que correr pelas cidades da Bahia, pesquisando e conversando com muita gente. O que se vê no Pelourinho e esses lugares turísticos é apenas uma imagem comercial, muitas vezes inventada, com o objetico único de vender, ganhar dinheiro. Assim como em qualquer lugar.
A cultura nordestina, e explicação para as coisas, os costumes e tudo mais daqui, você encontrará procurando mais afundo, saindo um pouco desse circuito turístico enganador.
Um bom começo é, por exemplo, o estudo sobre um grande homem chamado Lampião, que vejo, inclusive, uma foto aqui neste blog.
No mais, uma boa estadia para todos vocês aqui e, qualquer coisa que precisarem, podem me procurar que, estando ao meu alcance, não hesitarei em ajudá-los.

Alida disse...

Muito obrigada pelo comentário caro leitor!
Aqui quero clarificar que quando eu falei das motivações dos brasileiros de passar tempo com a gente, em maior parte eu estava brincando e eu sei que eles não são tão oportunistas assim, mas eu fico feliz em saber que eles realmente nos consideram amigos como eu considero eles amigos. Sinto que na minha postagem parece que eu estava reclamando deles, mas eu apenas mencionei essas coisas para ficar mais interessante como não teria graça para ninguém ler um texto sobre quanto eu adoro meus novos amigos, a sorte que eu tenho de ter a oportunidade de conhecer eles, e quanto eu agradeço que eles me deixam particpar nas vidas deles.
E agora todos sabem que podem entrar em contato com Murilo se precisarem de ajuda desde que arranjem um lugar para ele ficar nos EUA. ;-)