segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Coisas pra fazer em SSA


Ultimamente tenho sido confrontado com a pergunta de estudantes de intercambio querendo estudar no Brasil, "São Paulo ou Salvador? ... Qual cidade você sugere?"
Pensando nas diferenças das duas cidades e no conhecimento das duas, sempre respondo com SALVADOR mas sempre deixo claro que é só minha opinhão e explico por que. Porque Salvador? Em primeiro lugar a beleza da cidade numa bahia enorme com uma ilha na frente onde sempre se podem ver por-de-sols belíssimos e únicos. A quantidade de praia em relação ao tamanho da cidade deixa todo mundo tranquilo e sem tanto estresse. O fato de que Salvador é uma cidade historicamente importante e contêm um montão de predios e contos e história antiga para ver e aprender. A mistura das culturas Africanas com o resto da Bahia é mais fortemente representado em Salvador e na Bahia que em qualquer outro estado e cidade do Brasil. Então, o que tem Salvador e a Bahia para oferecer? Tem o Pelourinho, o centro histórico de Salvador onde qualquer dia da semana se podem ver shows ao vivo com ótima música. Bandas como Geronimo ou Olodum são incríveis para assistir e divertidos demais. O Pelô também tem um bocado de lojas e barzinhos, arte nas ruas e museus. Também lá e em outras partes da cidade há igrejas históricamente ricas como a Igreja de Rosário dos Pretos e a Igreja de São Francisco. Salvador tem o Farol da Barra, o farol mais antigo da América Latina, com uma vista belíssima e um museu informativo. Existem mais de dez teatros na cidade onde se podem ver peças e shows. Existem muitos outros locais como Umaitá na cidade baixa e a Igreja do Bonfim. São bons lugares para passear, aprender e relaxar e sempre se pode ver a bela vista da Bahia de Todos os Santos e a ilha de Itaparica. Se quiser comprar não há falta nenhuma de shoppings e praças onde pode-se achar qualquer coisa, seja no novo Shopping Salvador onde tem um cinema novo que tem poltronas para namorados ou no cinema da UFBA também se pode ver todo tipo de filme. Existem também muitas academias de capoeira e outras artes marciais ou as danças onde se pode fazer exercício, se não for à praia para nadar. O Porto da Barra é uma praia muito bonita e calma e um bom lugar para conhecer pessoas. Todos os bairros tem coisas únicas para oferecer, Salvador é uma metropole mas é único na sua maneira de ser tão relaxada e cheia de atividades culturais. Realmente Salvador e a Bahia são o paraíso do que se canta nas canções de artistas como Caetano e Gilberto Gil e não só porque é terra deles mas porque é a verdade. Salvador é um paraíso. claro que existe a violência, perigo e outros fatores, mas na realidade o povo e a cidade juntos são o que fazem a maravilhosa cidade de Salvador ser o que é. Bela, linda, cheia de encanto e cultura é um paraíso único do mundo. E isto é o Salvador sem contar do carnaval!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, obrigado pelo texto falando de Salvador. Estou planejando o que farei lá e suas idéias foram de grande ajuda.

Rosemberg

Crisinha disse...

realmente,concordo com você que salvador é uma cidade muito legal e agradável,mas INFELIZMENTE deixa a desejar em alguns aspectos;por exemplo:aqui em salvador é RARO você ter algum evento.quando saimos para algum lugar é pra comer ou pra show de pagode ou axé.quem não curte este tipo de ambiente não tem muitas opções por aqui.quando a stok car veio pra ca,nossa,foi uma multidão assistir,e eu adorei!!!!
acho que aqui em salvador,BAHIA,não temos muitos eventos...por isso a cidade se torna chata...