terça-feira, 16 de outubro de 2007

Trabalho Voluntário

Eu trabalho com Alida, no Nordeste da Amaralina, Na Creche Coração da Mamãe. Trabalhar nesse ambiente tem sido uma experiência totalmente nova para mim, por várias razões. Primeiro, é a primeira vez que eu trabalho com crianças dessa idade (9, 10 anos.) Segundo, eu nunca tinha visto um lugar como a Creche Coração da Mamãe. É um lugar ao mesmo tempo incrivelmente inspirador e triste.

Trabalhando lá, vejo uma pobreza impressionante, como nunca tinha visto antes. Falo com professores que já não esperam fazer nenhuma mudança na vida das crianças, e só esperam manter o controle durante a aula. É um fato que a maioria das crianças vem de famílias nas quais pelo menos tem um integrante envolvido com droga, ou que está preso. É também um fato que a maioria das crianças acha isso normal.

Não obstante, ao mesmo tempo, a Creche Coração da Mamãe pode ser um lugar extremamente feliz. O conceito da escola é lindo. É totalmente de graça, mantida por doações e pelo estado, e quem pode pagar, paga. Quem não pode pagar com dinheiro, paga de outra forma, por exemplo, ajudando nas aulas, fazendo almoço, etc.) Dar aulas na Creche, embora seja difícil e pareça que não faz muita diferença, faz SIM alguma coisa. Como professor, eu tenho que lidar com a realidade que o que eu estou fazendo não vai mudar a vida de muitos dos meus alunos. A realidade é que, tendo nascido no Nordeste da Amaralina, muitas dessas crianças já nasceram condenadas. Mas é importante manter em mente que, talvez, meu trabalho possa mudar a vida de pelo menos UMA dessas crianças. Mesmo que eles não aprendam nenhuma palavra em inglês, eu acho que é importante a gente ir passar um tempo com eles, para eles verem que existem outras formas de viver a vida, além de traficar, além de roubar. Talvez a gente possa inspirar uma dessas crianças tanto para que se diga, "Eu quero viajar a outro país algum dia, como eles. Como é que eu posso fazer isso?" Não sei. Às vezes é difícil manter o ánimo para continuar lá, mas é essa esperança que faz com que eu volte.

3 comentários:

Unknown disse...

Hi, I was just writing my resume and needed to look up the name of the school I taught at in Brazil last semester...and came across your blog!!! Eu acabo de voltar do meu semestre com CIEE em Salvador! como ki ta gostando?? eu adoreeeiii meu tempinho la, e to animada que vc ta aproveitando tambem. vc tem facebook? gostaria de falar mas com vc sobre as suas experiencias! Da um beijo em Jeferson e Flavia da minha parte!
Kaitlyn Allen (Trinity University)

PS seu portugues e MARAVILHOSO.

Alex Simões disse...

Baird,

Não está esquecendo de nada? Dica: "...trabalhando ali...".
Kaitlyn: Estou com inveja e Jefferson e Flavia (que costuma ler este blog, o que me deixa muito contente), que receberam beijos.
Espero que você volte a dar uma olhada aqui, para saber que eu estou mandando beijos e que fico contente de você estar usando o português e ter chegado aqui no nosso blog.
Alex, seu ex-professor.

Unknown disse...

Olá, eu gostaria de fazer algumas doações, você tem o número da creche? Caso tenha,envie um e-mail para mandsboo234@gmail.com. Obrigada.