quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Hi, my name is . . .

“Você trabalha aonde?!” Pois, sim, a Creche Coração da Mamãe aonde eu dou aulas de inglês fica no Nordeste de Amarlina, mas é fora da invasão, numa área bastante tranqüila. A escola fica num prédio de três andares com uma cozinha no térreo e salas de aula nos outros andares. Durante o dia as crianças desde a primeira até a quarta série assistem às aulas, vestidas com seus uniformes de camisa vermelha. Entrar na escola de tarde, quando eu dou aula, é uma experiência completamente distinta da de visitar de manhã. Depois do almoço os alunos trocam de roupa e encontram uma reserva escondida de energia para as aulas vespertinas. Cada quarta-feira o Baird e eu subimos a ladeira imensa para chegar na creche e nos esperam entre seis e dezoito alunos atentos da terça e quarta série. Normalmente ensinamos novo vocabulário e depois o incorporamos numa atividade como uma canção, a leitura de um livro, ou uma atividade de desenhar. É sempre uma luta manter a atenção das crianças na lição por várias razões inclusive certa falta de respeito porque somos jovens e não somos daqui.

Às vezes eles realmente prestam atenção e aprendem o material, normalmente quando fazemos algum tipo de jogo, mas outras vezes eles têm energia demais para permanecer sentados e calados. Pedagogicamente, eu acredito que é melhor para os estudantes se movimentarem enquanto aprendem, mas é muito difícil readquirir o controle depois de deixá-los saírem das cadeiras. Porém é preciso fazer algo de interessante ou também fica difícil manter a ordem. Desse jeito, o comportamento dos estudantes realmente tem tudo a ver com o conteúdo da aula. Por exemplo, na semana passada, fizemos um jogo para revisar todo o vocabulário que já aprenderam e todo mundo gostou e participou. Ontem eu apenas apresentei novo vocabulário e ninguém quis prestar atenção. Assim é um desafio contínuo pensar em estratégias de apresentar a informação pertinente de uma maneira efetiva e interessante para todos.

Eu adoro as crianças da minha sala de aula (pelo menos as que vêm regularmente), mas é imperativo ser duro com elas para manter um ambiente de aprendizagem agradável.



Nossa última conquista.

Nenhum comentário: