quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Apresentação


Prezad@ Internauta,


“Para que mais um blog neste mundo?”, você pode estar se perguntando. Por que um professor de português para estrangeiros solicita a seus estudantes vindos dos Estados Unidos que tornem públicas algumas das suas inquietações, angústias, certezas, seus conflitos e pontos de vista em relação a uma língua e a uma cultura que resolveram conhecer mais profundamente?

Partindo do princípio de que o processo de ensino-aprendizagem se constrói coletivamente na interação entre professores e estudantes, este blog surge como uma possibilidade de tornar público muito do que tenho ouvido da boca (e lido em seus textos) de seis “figuras” que vieram diretamente dos Estados Unidos para, entre outras coisas mais nobres, provocar em mim reflexões sobre a minha própria condição de falante de uma língua e pertencente a uma cultura diferente da deles. Eu penso que os provoco também a refletir sobre sua condição. Trata-se de uma resposta à constatação de que o que eles escrevem merece sair da sala de aula e ganhar o mundo. E uma forma de devolver os carinhos e as birras de uma convivência em que há respeito e sinceridade.

A condição do professor de português para estrangeiros para uma turma exclusiva de estudantes dos Estados Unidos faz com que me sinta também um pouco estrangeiro. Afinal de contas, em sala de aula, sou eu o que nasceu em um país diferente (Salvador, Bahia, Brasil). Sou minoria, portanto. Isso facilmente se pode ver na própria construção deste blog. Tive várias idéias, dei sugestão de nome, indiquei procedimentos. Ao apresentar para os referidos estudantes, vi muito do que propus cair por terra, ser ressignificado, ou mesmo ser repetido, mas com outro sotaque, de forma que fui logo vendo que esse blog pode ser qualquer coisa, menos o meu blog. A língua é instrumento de negociação, eis a prova!

E não é que eles têm razão? Alida, Baird, David, Frank, Michelle e Owen[1], a partir de agora e pelo menos até o final de novembro, estarão aqui neste blog para partilhar com você muitas de suas idéias. E como eles têm idéias! São seis pessoas completamente diferentes que, o tempo todo, me mostram que nascer em um país é um dentre os muitos fatores que interferem na identidade de um indivíduo. Deve ser por isso que, apesar das muitas diferenças entre nós, é sempre um grande prazer estar entre eles. E se este blog é deles, o prazer é todo meu. Espero que você goste e comente, pois os comentários serão usados como referência para a criação de novos textos (mais uma idéia deles!). Portanto, você que nos visita também tem responsabilidades aqui.

E o que é mesmo “Boca pra fora”? Só lendo o blog para descobrir.

Até mais,

Alex Simões[2]

[1] Estudantes de diferentes universidades dos Estados Unidos, pelo programa de intercâmbio CIEE/Bahia (Council on International Educational Exchange - CIEE), coordenado pelo prof. Dr. Jeferson Bacelar
[2] Professor de português para estrangeiros do projeto de extensão PROPEEP(Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão em Língua Portuguesa/Instituto de Letras da UFBa, coordenado pela profa. Dra. Iracema de Souza)

3 comentários:

Alida disse...

Essa introdução foi ótima... realmente impressionante...bravo...

eatbluesmarties disse...

Viva meu professor!
Que me ensinou!

é verdade - você nunca esquece seu professor (ainda que esquece seu ensinamentos!)
Parabéns pelo blog, Alex, uma boa idéia mesmo. Espero que esteja bem aí e aguardamos nossa volta em outubro.
Jon (e Cress) x

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado